O QUE É A CONVERSÃO E COMO FUNCIONA NO MARKETING DIGITAL?
Você já deve ter ouvido falar desse termo enquanto navegava na internet, o que possivelmente deixou você com curiosidade sobre assunto.
Esse termo é muito pesquisado diariamente no Google por milhares de usuários. Mas afinal o que é conversão? É isso que você vai saber logo abaixo. Boa leitura!
Conversão é um termo altamente relacionado no universo digital, principalmente quando falamos de e-commerce e negócios online.
A conversão, dentro desse contexto, é aquilo que todos esperam alcançar em seus negócios, seja digital ou físico, na maioria das vezes são as vendas.
Contudo, a taxa de conversão é um excelente parâmetro para entender o alcance de uma campanha e avaliar a eficácia das estratégias utilizadas em um modelo de negócio.
Podemos dizer também que se “converte” quando: um usuário cadastra o seu e-mail para baixar um e-book, um guia, um infográfico, ou quando um possível cliente solicita um orçamento ou entra para a sua base de leads para ter acesso às publicações das suas newsletters.
O objetivo principal aqui é atrair clientes em potencial e, a partir daí, criar outros meios para que essa pessoa avance nas etapas que compõe o funil de vendas, até que seja possível converter esse lead (usuários que visitam seu negócio em buscando solucionar ou resolver um problema) em vendas e futuramente em um cliente. Porém é um processo que requer um pouco mais de atenção, criatividade e visão estratégica para isso acontecer na prática.
No marketing digital isso é muito comum acontecer, já que é uma ação que o usuário realiza no site ou campanha e que pode ser medida, como clicar em um botão ou preencher um formulário. A cada conversão realizada o usuário avança um passo para chegar no objetivo esperado, a VENDA de um produto ou serviço.
Por isso, quanto mais informações uma conversão deixar, mais efetivo será o seu resultado. Um exemplo de conversão é em um formulário onde o usuário deixe o seu e-mail, isso é mais eficaz que apenas um clique em um link.
A conversão é muito utilizada nas ferramentas de publicidade online, como Google Adwords, Facebook Ads, Bing Ads, entre outros. Ela é a principal métrica para quem investe o seu negócio na Internet com o intuito de buscar mais vendas e lucros, o que tem dado muito certo atualmente.
Juntamente com outras métricas, os profissionais em marketing digital analisam o desempenho das campanhas online para saber se esse investimento está trazendo o retorno esperado.
COMO FUNCIONA A CONVERSÃO?
Essa estratégia funciona com ferramentas que dispõem uma tag, ou seja, um pequeno código que deve ser inserido em uma página que reflete a ação mais importante de seu site, como a página de finalização de compra ou de um formulário preenchido.
Quando o usuário chega nessa página, é identificado uma conversão. Isso torna possível contabilizar praticamente qualquer ação importante que você deseja mostrar.
No planejamento das estratégias no Google Adwords, as conversões têm papel muito importante e precisam ser alinhadas com os envolvidos no processo, porque, apenas ver os números de conversões subindo, não garante o sucesso de uma estratégia, como por exemplo o lucro.
É muito importante estabelecer os objetivos que você quer com as conversões para garantir o melhor resultado no seu negócio, levando em consideração os fatores que são importantes como:
- Orçamento mensal gasto com campanhas publicitárias;
- Otimização e segmentação geográfica;
- Tendência do mercado atual e etc.
Fazendo isso vai ajudar a manter o foco e dedicação nas estratégias em busca do sucesso do seu negócio, principalmente se você está iniciando nesse mercado.
QUAIS OS TIPOS DE CONVERSÕES QUE EXISTEM?
Existem vários tipos de conversões, porem eles variam dependendo do objetivo que você deseja alcançar com suas promoções, abaixo você verá os mais conhecidos e utilizadosno marketing digital, mais primeiro você precisa entender o que é CTA.
O QUE É CTA?
É uma sigla do termo em inglês “Call to Action”, que significa, chamada para ação.
Muitas vezes você se depara com um botão, um link ou banner que guia o usuário para executar a conversão, seja ela ser direcionada para um site, uma loja, uma página, um blog entre outros.
Porém é importante que, esse botão ou link seja, claro e objetivo para estimular a ação de um usuário fazendo ele clicar.
Veja os tipos e níveis de conversão mais usados
1- O modelo mais clássico e conhecido de conversão é aquele em que o usuário realiza uma ação, o CTA que falei agora apouco lembra? Que tem como função levar uma pessoa a tomar alguma atitude, por exemplo comprar um produto ou serviço.
2- Quando algum visitante executa uma ação através de uma chamada presente no seu site. Exemplo: baixar um guia, um infográfico, um e-book ou qualquer outro material idealizado e criado para atrair a atenção do usuário e convertê-lo em lead.
3- Quando o visitante “paga” o produto com um compartilhamento em alguma de suas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, entre outras). Esse tipo de ação recebe o nome de “Conversão Social”, o que leva o seu negócio a ser mais valorizado no cenário digital.
4- Outro tipo de conversão é as campanhas de E-mail Marketing, essas é uma importantes ferramenta para conversão. Essas ações têm como objetivo uma chamada para ação que gere uma conversão mais avançada no modelo de funil de vendas, resultando na maioria das vezes, a VENDA de um produto ou serviço.
Veja abaixo alguns exemplos de conversão mais utilizados na internet:
- Clicar no botão.
- Clicar em um link para abrir outra página.
- Clicar em um anúncio ou banner.
- Cadastrar na newsletter.
- Criar uma conta.
- Preencher formulário de contato ou orçamento.
- Realizar uma compra online.
- Saiba mais
- Garanta o seu
- Baixe agora
- Faça o download já
- Click no botão para baixar o E-book
- Garantir minha inscrição
- Cadastrar o e-mail para receber novidades
CALCULANDO A TAXA DE CONVERSÃO
Já que estamos falando sobre conversão na internet também podemos medir a taxa de conversão das pessoas que realizam determinada ação em nosso modelo de negócio, site, blog entre outros. Dá uma olhada logo abaixo:
Vamos supor que você tem um site que recebe durante 5 horas 1.000 visitas.
Dessas visitas, 34 pessoas se cadastram para receber um e-book que você disponibiliza de forma gratuita.
Agora basta dividir o número de pessoas que se cadastraram pelo número de visitantes que seu site recebeu, veja abaixo:
Clique aqui!
Taxa de conversão: 34 / 1000 = 3,4%
Portanto neste caso, seu site tem uma taxa de conversão de 3,4% a cada 5 horas.
RECAPITULANDO O QUE É CONVERSÃO
A conversão é uma ação que uma pessoa realiza em um site, blog, loja ou campanha e que pode ser medida, como clicar em um botão ou preencher um formulário.
A conversão também pode ser analisada e calculada para saber o desempenho das estratégias no marketing digital, que na maioria das vezes optam pelas vendas de produtos ou serviços, através de um botão conhecido como CTA.
Espero que tenha entendido e gostado do assunto!
E então o que achou do artigo e quais suas duvidas sobre o assunto, comenta aqui em baixo?