O QUE É TRÁFEGO NA INTERNET? CONHEÇA OS 6 MODELOS MAIS USADOS NO MOMENTO
Trafego é uma palavra que você já deve ter lido ou ouvido falar na internet, senão você vai saber agora mesmo do que se trata. Mas antes de começar a ler lembre-se, trafego não tem nada a ver com tráfico.
Logo abaixo preparei um artigo que explica muito bem o que se trata esse assunto. Boa leitura.
Tráfego na internet é o fato de você trazer pessoas diretamente para o seu modelo de negócio ou site. Existem várias fontes de tráfego diferentes. Por exemplo, alguém pode chegar até o seu site através da ferramenta de busca do Google, isso porque o Google é uma fonte de tráfego mundial. Outras pessoas podem chegar no seu site através do Facebook, que também é uma fonte de tráfego.
Tráfego é o sangue nas veias do seu negócio na internet. Sem ele, é certo que o coração do seu negócio para de bater, por exemplo, uma loja de roupas sem clientes, é certo que logo irá a falência.
Porque sem tráfego, você se torna invisível na internet. Sem tráfego, seu público não sabe que você existe.
E não importa se seu produto ou serviço é o melhor do mundo. O que não é visto, não é lembrado.
Se você quer ter um negócio de sucesso seja na internet ou no seu negócio físico, você precisa de trafego, precisa de pessoas consumindo o que tens a oferecer.
Para isso é necessário fazer com que seu público (as pessoas que gostam do seu conteúdo, produto ou serviço) chegue até o seu negócio. Seja através de um blog da sua marca, ou sua página de inscrição, ou a página institucional da sua empresa, entre outras estratégias que existem.
O tráfego é o caminho certo para ter sucesso na internet. Porque uma página com tráfego alto tem mais chances de ter credibilidade no mercado, ou seja, tem mais chances de vender determinado produto ou serviço, resultando no aumento do faturamento.
Não se esqueça quanto mais trafego tiver maior será o faturamento do seu negócio.
Existem várias estratégias de trafego na internet, por isso selecionei 6 tipos de tráfego indispensáveis e os mais usados no momento para você acompanhar os números de visitantes da sua página aumentando-os como nunca.
1° TRÁFEGO ORGÂNICO OU GRATUITO
O tráfego orgânico é o conjunto de visitas que seu site, blog ou negócio recebem de forma espontânea, ou seja, quando não há investimento em anúncios pagos, como por exemplo, o Facebook ou Google AdWords.
O tráfego orgânico é o que, na maior parte dos sites, gera um número maior de visitas e com mais qualidade, tendo em vista que os usuários que chegam até o seu negócio estão buscando a solução para algum problema, tendo assim mais chances de comprar um produto ou serviço que você tem a oferecer, com isso é importante que você busque solucionar o problema dessa pessoa, assim ela se torna um cliente leal e vai realizar compras futuramente no seu site.
2° TRAFEGO PAGO
O Tráfego Pago são anúncios publicitários criados através de plataformas específicas gerando acesso mais rápido ao seu site, ou seja, são aqueles anúncios que aparece para você enquanto navega no Facebook ou no Google. Ele também é conhecido como Link Patrocinado, pois nessa opção você paga para as plataformas digitais divulgarem seu negócio, por exemplo, o Facebook ou Google AdWords com objetivo de ter resultado mais rápido.
O Tráfego Pago gera um bom faturamento se for corretamente aplicado, porem a única desvantagem de criar um anúncio para gerar esse modelo de tráfego é que, quando o dinheiro investido termina, ele sai do ar e não pode ser mais encontrado pelos usuários. Por isso aconselho a trabalhar com esse modelo de tráfego quando você já estiver tendo resultado com o tráfego orgânico, assim é possível você tirar uma parte do lucro para investir nesse modelo de anuncio e obter um faturamento mais alto.
3° TRÁFEGO DE REFERENCIA
O tráfego de referência é pouco conhecido, mais também muito poderoso. É quando aquele grupo de usuários que chegam até você ou seu negócio a partir de uma espécie de indicação. Essa indicação pode ser feita a partir de um site que essas pessoas já consomem ou de uma pessoa que ele tem como referência.
Onde acontece muito essa estratégia é no Instagram, quando uma pessoa divulga o perfil de outra no storys pedindo para seguirem ela.
Essa estratégia é muito interessante, pois não traz somente o tráfego, mais também dá visibilidade e autoridade para você.
Pra conseguir esse tipo de tráfego você pode construir parcerias com sites, blogs, canais do Youtube e muito mais, porém com pessoas que tratem de assuntos que tenham ligação ou tipo de negocio parecido com o seu, caso contrário não fará sentido algum.
Veja bem, é preciso ser cuidado e saber muito bem quem você divulga para fazer parcerias, pois está colocando seu negócio no meio dessa relação com o público.
Outra vantagem muito boa com essa estratégia de tráfego, é que quando alguém indica seu negocio ou marca, as pessoas tendem a consumir seu conteúdo e ficar navegando no seu canal de venda (blogs, redes sociais entre outros), isso faz com que o Google veja o seu site como um conteúdo de relevância para o publico e acaba melhorando a sua visibilidade e alcance por meio do ranking, e consequentemente o seu negócio atrairá mais trafego orgânico.
4° TRAFEGO DIRETO
O Tráfego direto é aquele em que os visitantes digitam diretamente o endereço do seu site na barra de endereços.
É uma boa fonte de tráfego, pois se as pessoas já conhecem seu endereço, é porque a experiência anterior que ela teve com seu site foi boa o suficiente para que elas se lembrem disso.
Como esse público é composto quase sempre por visitantes antigos, é provável que eles entrem no seu site para conferir quais são as últimas atualizações e novidades postadas. O que eles provavelmente fazem, se ainda não fizeram, é se envolver mais com seu blog, canal no Youtube, negócio entre outros, assinando os feeds e interagindo nas redes sociais, o que é muito bom, pois aumenta o engajamento e as plataformas entregam você para mais usuários.
Eles também são os que mais tendem a deixar comentários no seu blog. Por isso é muito importante sempre responder as perguntas e prover conteúdo de qualidade, para que eles continuem voltando.
5° TRÁFEGO DE MIDIAS SOCIAIS
As mídias sociais parecem sempre voltar-se ao desejo do usuário em ser notado e ter seu espaço pessoal online.
Clique aqui!
Um dos objetivos dessa estratégia é capturar o público-alvo que se encontra nessas mídias e torna-los futuros clientes ou seguidores de uma marca ou produto. Lembrando que para fazer isso é necessário ter um conteúdo ou produto de qualidade, fazendo com que esse público sinta-se seguro e se torne realmente engajado e disposto a comprar o que você tem a oferecer.
Um fator muito bom nas mídias sociais como o Facebook por exemplo, é a capacidade de viralizar o conteúdo em minutos. Como há essa tendência de ir de um site para o próximo, se alguém de fato encontra um conteúdo interessante e que chame a sua atenção, vai compartilhá-lo para indicar a outras pessoas, essas pessoas tendem a compartilhar também, o que vale mais a pena que os outros. Assim que você conseguir alguém falando sobre seu conteúdo, produto ou qualquer outra coisa, vão espalhar por você se isso entretém ou é particularmente útil.
Lembre-se a sua melhor propagando quem faz é o público.
6° TRÁFEGO DE E-MAIL MARKETING
O e-mail marketing é uma ferramenta importantíssima para qualquer negócio envolvido na geração de tráfego e, principalmente, no relacionamento com os clientes, essa estratégia de tráfego pode alavancar o sucesso de qualquer negócio na Internet.
Pois além de ser muito ágil tanto no envio quanto na resposta e avaliação do retorno. Um simples clique na tecla “SEND” do software dispara o envio de milhares de e-mails que em segundos estão na caixa postal do destinatário.
Essa resposta ao e-mail marketing normalmente é bem rápida através da ação desejada ou simplesmente da confirmação de recebimento.
Com o E-mail Marketing também é possível medir de forma muito fácil a ação que os usuários tomaram quando receberão a comunicação enviada, por exemplo, quantas pessoas receberam, quantas clicaram em um link, visitaram o site, compraram; quantas não desejam mais receber sua comunicação e solicitam a exclusão da lista, e diversas outras informações.
Quer tirar uma prova real disso, se você já efetuou cadastro em lojas online, ou para assistir cursos online ou diversos outros conceitos, quando terminar de ler esse artigo, acesse seu e-mail e click em pagina principal e em seguida em social, você verá que tem e-mails de possíveis plataformas que você se cadastrou.
O principal objetivo do e-mail marketing é se relacionar com os usuários mantendo-os sempre informados e atualizados sobre o seu negócio online.
Já que estamos falando de E-mail Marketing, não podemos excluir o Newsletter, que é a principal ferramenta para enviar e-mail
Um e-mail newsletter é um boletim periódico enviado regularmente aos seus clientes e visitantes, através do e-mail. O objetivo da newsletter é manter o nome de sua empresa/site vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o caminho para o seu site. Mas lembre-se, a newsletter só é eficaz se trouxer alguma utilidade para os destinatários tais como, informações de valor e, eventualmente, produtos em condições especiais, como promoções.
RECAPITULANDO O QUE É TRAFEGO NA INTERNET?
>É um conjunto de pessoas que visitam um site, uma rede social, ou negócio online.
> São estratégias para capturar clientes em diversos canais de vendas
O TRAFEGO PODER SER:
> Orgânico
> Pago
> Referência
> Social
> Direto
E então o que achou desse artigo e qual a sua dúvida sobre essas estratégias, comenta aqui em baixo?