O QUE SÃO LEADS NO MARKETING DIGITAL – O GUIA COMPLETO

Índice

Se você atualmente trabalha com Marketing Digital ou está iniciando uma carreira nesse mercado, provavelmente já deve ter ouvido falar em LEAD, estou certo? Mas afinal o que são leads?

 

Os Leads trata se de usuários/pessoas que consumiram algum conteúdo gratuito na internet e se interessaram por dele, como por exemplo um ebook gratuito de emagrecimento.

 

Atualmente existem muitas dúvidas sobre esse assunto, por isso eu elaborei esse artigo pra ajudar você a entender melhor o que se trata esse nome curioso, vamos lá. Boa leitura!

 

Antes de uma pessoa se tornar um lead de um negócio online, ele precisa consumir algum conteúdo na internet.

 

Muitas vezes esses conteúdos são iscas digitais como ebooks, minicursos gratuitos e etc…

 

Mas para ter em mãos esse produto, o usuário precisa deixar em troca as suas informações para contato.

 

Geralmente essas informações são o nome e o e-mail, que podem ser encontrados nos formulários de capturas de muitos negócios.

 

A geração do lead é muito importante para quem trabalha na internet, pois essa estratégia gera muitos resultados positivos para as empresas.

 

Prova disso são os emails que as marcas enviam para os seus clientes com promoções de produtos e serviços.

 

Uma das técnicas mais usadas para atrair e capturar leads são as landing page ou páginas de capturas.

 

As landing pages são páginas de aterrissagem, onde o usuário é direcionado para baixar um conteúdo ou assistir um vídeo.

 

O grande objetivo dessa estratégia é convencer o usuário fazendo ele pensar que precisa do conteúdo, pois assim ele pode se tornar um futuro cliente do negócio.

 

Caso não saiba, os Leads são muito importantes, pois sem eles não haveria vendas de produtos na internet, não haveria ranqueamento de sites, não haveria negócios online e diversas outras opções.

 

Isso acontece porque os Leads são os principais consumidores dos negócios.

 

Mas e então o que aconteceria se não existisse esse usuários?

 

Se não existissem leads muitas empresas digitais não venderiam seus produtos e serviços e apenas existiriam para preencher os espaços em brancos na internet.

 

Na vida real é exatamente parecido como na internet, a diferença é que na maior parte do tempo estamos falando de produtos/serviços digitais e não físicos.

 

Veja agora um exemplo de Lead na vida real, ele é aquela pessoa que entra numa loja de roupa com interesse em comprar uma camisa da NIKE.

 

Ele analisa o produto por inteiro, do tamanho até a qualidade do tecido, e na hora do pagamento deixa seu contato, que geralmente é o seu nome e o numero de telefone.

 

A estratégia do mercado digital é a mesma do mercado físico, o que muda é apenas a estrutura do negócio.

 

Existem 2 tipos de Leads o MQL e o SQL, veja abaixo:

Os leads MQL, são aqueles usuários menos interessados em comprar no primeiro momento um produto/serviço, eles têm mais interesse em saber o que se trata e como pode ajuda-lo se adquiri-lo.

 

Esse modelo de lead  geralmente dá uma pesquisada em diversas fontes da internet para saber mais a respeito, principalmente se é de confiança.

 

Já os leads SQL, são aqueles que estão mais dispostos a comprar um produto/serviço no primeiro momento.

 

Esse é um dos grandes motivos para ter um pagina ou negócio bem produzido esteticamente, que gere segurança e autoridade diante da pessoa.

 

Outro ponto muito importante é as chamadas para ação persuasivos (CTAs), que são aqueles botões ou links que tem uma forte atração para urgência, por exemplo, “COMPRA JÁ É POR TEMPO LIMITADO”.

 

Resumindo:

  • MQLs precisam de mais conteúdos educativos para se tornarem um SQL.
  • Os SQLs precisam de materiais persuasivos que os conduzam a tomar a decisão de compra.

 

Muitos administrados de sites e paginas na internet não falam isso! Mas EU e VOCÊ também somos Lead.

 

Eu por exemplo, sempre que vou comprar algum produto seja digital ou físico, como um celular, primeiramente eu dou uma pesquisada a respeito, para saber as funcionalidades, a qualidade e o valor que vai agregar a mim, para depois eu esteja finalmente pronto para realizar a compra.

 

Isso é normal, e deve ser feito antes de comprar qualquer coisa, pois se não fizermos essas análises, não saberemos os benéficos e os malefícios que um produto pode trazer pra nossa vida.  

 

Então se você é aquela pessoa que compra tudo o que ver, eu aconselho que dê uma pesquisada sobre o produto primeiro, pois é o seu dinheiro e a sua segurança que está em jogo.

 

Independente da categoria de marketing envolvida no processo, estar relacionado com potenciais clientes é uma estratégia que pode gerar um lucro muito alto para os negócios, pois um lead tem dois destinos: ser qualificado, ou ser descartado.

 

O lead deve ser classificado como qualificado de acordo com as informações que um negócio ou empresa tiver para definir, pois assim será mais fácil vender um produto para ele e torna-lo cliente e até seguidor.

 

O lead descartado é aquele que não tem mais interesse na empresa ou no negócio, e por isso é melhor descartar este usuário da lista de e-mail.

 

Por Que Um Negócio Deve Gerar Leads?

Todo negócio deve gerar leads para não falir futuramente, como assim?

 

Para todo e qualquer modelo de negócio é necessário ter em mente a oportunidade de se relacionar e de comercializar para um usuário.

 

Quando um negócio constrói um relacionamento com um cliente potencial, ao mesmo tempo conseguirá construir uma ligação desse cliente com a sua empresa.

 

Fazendo isso ele estará muito mais confiante e confortável para fazer negócios, pois ao longo do tempo vai vendo a empresa como referência no assunto e sempre que precisar tirar uma duvida antes de comprar um produto vai entrar em contato!

 

Por isso é importante saber converter visitantes em leads, seja na internet ou na vida real, foque primeiramente em gerar leads, as vendas e os lucros serão consequência do seu trabalho.

 

thHU8EVT4L - O QUE SÃO LEADS NO MARKETING DIGITAL - O GUIA COMPLETO

Como Gerar Lead Para Um Negócio?

Para gerar lead para um negócio, precisa-se levar em consideração o modelo de funil de vendas que você ver ao lado.

Logo em seguida ter um plano de ação bem definindo, que encaminhe o visitante de um site para dentro desse funil até transforma-lo em lead classificado.

Antes que isso realmente aconteça, é necessário ter um endereço na internet que receba as visitas, por exemplo: Blogs, Redes Sociais e Canal no Youtube.

Uma boa estratégia para capturar esses leads é usar iscas digitais gratuitas e disponíveis para download, como e-book, infográficos, podcasts, entre outros que existem.

 

Geralmente nessa técnica os especialistas no mercado digital usam ferramentas que produzem formulários para preencher duas opções, o nome e e-mail,.

 

Como resultado dessa estratégia eles conseguem capturar o e-mail dos usuários, e então passam a se relacionar e ofertar produtos.

 

Se você tem um negócio na internet pode aplicar isso, usando uma ferramenta de e-mail marketing.

 

Isso é muito importante por que a partir daí é possível nutrir os usuários com conteúdos e realizar as vendas de vários produtos ao mesmo tempo.

 

Veja abaixo como fazer a captura desses e-mails

  • Atualmente forma mais comum e uma das mais utilizadas para atrair visitantes qualificados é  o blog.

    Pois com ele é possível postar conteúdo gratuito e de valor agregável, que possa atrair o cliente, sem contar que com o blog dá para fazer várias tentativas de capturar o visitante.


  • É possível também criar um funil de vendas a partir de um canal no Youtube, e usa-lo para fortalecer o Blog.

    Além disso, o Youtube é uma das ferramentas que mais tem gerado lucro para os especialista e iniciantes no mercado digital, devido ao alto acesso a pesquisas de determinados assuntos.


  • Outra ideia para criar um funil de vendas é com as redes sociais, pois elas têm muita influência na geração de leads e até clientes de um negócio.

    Isso acontece devido as mídias serem os locais mais usados pelas pessoas o tempo todo, sem contar que o Brasil já está na 2° posição de pessoas que mais acessam as plataformas digitais.


MARKETING DIGITAL24 1024x480 - O QUE SÃO LEADS NO MARKETING DIGITAL - O GUIA COMPLETO

Qual a frequência Correta Para Enviar Conteúdos Aos Leads  Capturados?

Apos a captura dos leads é muito importante se relacionar com eles, lembra?

 

Uma forma de fazer isso é enviar conteúdos relevantes ao nicho no qual a empresa trabalha, por exemplo, nicho de emagrecimento.

 

A frequência correta vai depender do criador de conteúdo, mas não adianta fazer 5 posts hoje no blog, 5 posts amanhã e voltar a postar novamente com 1 mês.

 

Isso não vai adiantar nada, e ainda acaba frustrando o criador por não ter obtido resultado com seu negócio e vai acabar desistindo dele.

Conheça agora o melhor treinamento da internet para criar o seu negócio online começando do zero.
Clique aqui!

 

Para isso é muito importante ter consistência ao enviar assuntos para o seu lead.

 

Uma boa estratégia é fazer de 2 a 3 posts semanais, com dias determinados e horários definidos, como acontece na televisão, exemplo o Jornal Nacional, que começa todos os dias as 20:00 horas.

 

É de suma importância que tenha conteúdo no canal de comunicação, caso contrário, os usuários que capturados vão deixar de seguir o negócio.

 

ATENÇÃO!

A frequência nas postagens influência muito os usuários e fazem eles esperarem o próximo conteúdo. Isso é bem parecido com capítulos das novelas.

 

MARKETING DIGITAL25 1024x480 - O QUE SÃO LEADS NO MARKETING DIGITAL - O GUIA COMPLETO

Estratégia para Capturar Leads Mais Rápidos

1- Google Adwords

Uma excelente estratégia para gerar leads mais rápido para qualquer negócio, seja digital ou físico, é apostar nos anúncios pagos ou links patrocinados como são conhecidos.

 

Esses anúncios são aqueles que você ver em primeira posição dos resultados de pesquisas no Google.

 

Nessa técnica é necessário fazer um investimento em dinheiro para que o Google coloque o negócio para rodar na primeira página de resultados de busca.

 

É importante também definir corretamente o que objetivo da campanha, como por exemplo, conversão, visualização, mais clientes entre outros.

 

Sendo assim, é fundamental fazer um curso online sobre anúncios pago e que ensine essas estratégias,para que não haja desperdício de dinheiro.

 

2- Facebook ADS

O Facebook é uma ótima plataforma para trabalhar com negócios online, como falei acima na opção “Como Gerar Lead Para Um Negócio”, pois nele também é possível trabalhar com anúncios pagos, já que ele conta com 3 Bilhão de usuários.

 

Mas para fazer anúncios nesse plataforma é necessário ter um pagina sobre o negócio em questão, ou então não será possível fazer publicidade.

 

O Facebook é parecido com o Google na hora de rodar os anúncios, é preciso investir dinheiro e definir os resultados que desejas alcançar, sem contar que ele ainda mostra os anúncios no Instagram.

 

Essas duas ferramentas são muito boas para ajudar a capturar leads mais rápido, porém quando o dinheiro investido acaba, o anuncio criado para de aparecer para os usuários, e consequentemente o negócio para de ter os resultados.

 

Esse foi o artigo sobre o que são Leads no marketing digital, espero que tenha entendido e gostado do assunto.

 

E então o que achou desse conteúdo e qual as suas dúvidas sobre outros assuntos do mercado digital, me conta aqui em baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.